Industrialização Da América Anglo-Saxônica

Industrialização dos Estados Unidos

Quando os Estados Unidos ainda era uma colônia, houve um grande fluxo de imigrantes britânicos que foram se fixando na faixa litorânea, conhecida como Nova Inglaterra. Esses imigrantes trabalhavam em uma agricultura diversificada, em que predominava o trabalho familiar.
 A economia das colônias do Norte era diferente das do Sul. Nas colônias do Norte havia uma estrutura de povoamento. Enquanto as do sul, predominava a exploração.

A economia do Sul era baseada nas plantations, ou seja, propriedades monocultoras em que se cultivava principalmente o algodão, com base no trabalho de escravos negros trazidos da África. A maior parte da produção era destinada a exportação para o Reino Unido. Os capitais ficavam concentrados nas mãos dos fazendeiros, e por isso, o mercado interno crescia lentamente.

 Nas colônias do Norte predominava o trabalho assalariado, nas cidades, e familiar livre, no campo. Isso deu condições para a expansão das manufaturas, das casas comerciais e dos bancos. Os negócios cresciam rapidamente, e, os capitais se concentravam na burguesia industrial e comercial. A burguesia do Norte passou a ter interesses próprios, até ocorrer a independência em 1776.

Outra condição importante, além do histórico da população, foi as de ordem natural. O Nordeste dos EUA está próximo ao litoral, o que facilita os transportes e o intercâmbio comercial, além disso, dispunha de jazidas de carvão e de minério de ferro. O país tem importantes reservas minerais e energéticas.

 Os Grandes Lagos favoreceram imensamente os transportes, e também a produção de energia. Os desníveis existentes entre os rios e lagos das regiões ajudaram no desenvolvimento. Foram construídas barragens para a produção de energia elétrica. Essa produção de energia foi importante para a expansão industrial, na época da Segunda Revolução Industrial.


Expansão Industrial

As diferenças econômicas e políticas do Norte e do Sul resultaram em um conflito armado. Os estados do Sul, que tinham adotado a mão-de-obra escrava, criaram os Estados Confederados da América. Declararam a separação da federação norte-americana, que era dominada pela burguesia industrial e comercial nortista. Essa tentativa de separação resultou na Guerra de Secessão, que durou de 1861 a 1865.

A expansão da industrialização norte-americana ocorreu após a vitória da burguesia do Norte, no final da Guerra de Secessão. Com o interesse de aumentar o mercado consumidor para as ofertas de produtos que aumentavam cada vez mais, a burguesia do Norte ofereceu vantagens para a imigração. Em 1862, foi elaborada a Lei Homestead Act. Essa lei favorecia as famílias que migrassem para o Oeste, eles receberiam 65 hectares de terras, e caso continuassem cultivando por no mínimo cinco anos, teriam a posse definitiva. Essa lei gerou uma grande explosão de imigrantes para as terras do Oeste.


Essa ocupação territorial garantiu uma expansão do mercado interno (mais foi ruim para os índios, que além de perderem as terras, milhares perderam a vida). Em 1863, houve uma decretação do fim da escravidão. Isso possibilitou uma sociedade com relações de trabalho assalariado, que é bem melhor aos interesses da burguesia, pois o escravo que não tem renda, não pode consumir. Assim, foi se consolidando um grande mercado consumidor, que se tornou forte depois da Primeira Guerra Mundial.





Industrialização do Canadá


O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial. Apenas a Rússia é maior. O Canadá ocupa praticamente toda a metade norte da América do Norte. O único país que limita-se com o Canadá é os Estados Unidos, localizado ao sul do país (48 Estados contíguos) e a noroeste com o Estado do Alasca. Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, a oeste, o Oceano Pacífico, e a leste, o Oceano Atlântico.
 O Canadá é a sétima potência do Grupo dos Sete. É um país rico em minérios e combustíveis fósseis. Isso o torna um grande exportador de matérias-primas minerais, combustíveis fósseis e alimentos. Aliás, foi a enorme quantidade de recursos naturais que impulsionaram sua industrialização. Mas, esse país começou o seu processo de industrialização no início do século XX; o último a se industrializar das sete potências. No entanto, apresenta uma forte dependência dos Estados Unidos, tendo vários setores econômicos aonde predominam capitais norte-americanos.

O Canadá foi colonizado pelos franceses, mas, em 1763, com a perda na Guerra dos Sete Anos, a França perdeu esse território para o Reino Unido. Ele permaneceu como colônia britânica até 1867, nesse mesmo ano conquistou a independência. O Canadá passou à categoria de domínio e, passou então, a ser independente no âmbito da Comunidade Britânica de Nações, formada por ex-colônias britânicas. É organizado politicamente como uma monarquia parlamentarista, o chefe de Estado é a rainha da Inglaterra, que indica um representante local, e o partido que é maioria no Parlamento, indica o chefe de governo.

 O Canadá é uma federação, uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar, constituída de dez províncias e três territórios. Seu nome vem da palavra iroquesa kanata-ton, que significa "vilas" ou "pequenas casas". O Chefe de Estado do país é a Rainha Isabel II do Reino Unido - um símbolo dos laços históricos do Canadá com o Reino Unido - e dirigido por primeiros-ministros. O atual primeiro-ministro do Canadá é Stephen Harper. A capital do país é Ottawa.


Localização industrial


Nas províncias de Ontário, Québec e Columbia Britânica, a riqueza mineral contribuiu para o surgimento de indústrias metalúrgicas e siderúrgicas. A exploração mineral ocorreu principalmente no Planalto de Labrador e no Escudo Canadense. Assim, o Canadá é bem favorecido pela natureza. Possui reservas de petróleo e carvão, urânio e, além disso, é o maior produtor de energia hidrelétrica do mundo. Isso explica o grande desenvolvimento da indústria de alumínio, apesar da inexistência de bauxita, pois o fator de produção mais importante não é a matéria-prima, e sim a energia.


Outras indústrias importantes para o país são a de papel e celulose. Essas indústrias estão ligadas a disponibilidade de matéria-prima, a baixo custo, e a facilidade de transporte. As florestas de coníferas recobrem cerca de um terço do país, e o transporte da madeira sai a custo zero, visto que é feito através da flutuação de troncos de árvores nos rios até as fábricas. Isso contribui, e muito, para fazer do Canadá o maior produtor de papel e celulose do mundo.


O Canadá atua em diversos ramos industriais, mas com predomínio de capital norte-americano em setores de alta tecnologia, como por exemplo, nos setores automobilístico, químico-famacêutico e eletroeletrônico. Mas, o que explica a participação dos Estados Unidos na indústria canadense?


O Canadá começou a se industrializar tardiamente, devido ao fato de ter permanecido como colônia britânica até 1867. O processo de industrialização se intensificou após a Primeira Guerra Mundial. Entretanto, com o conflito, as relações comerciais com o Reino Unido foram enfraquecidas pela impossibilidade de importação de produtos industrializados. Isso abriu oportunidade para a entrada de empresas norte-americanas nos vários setores da economia canadense. Os dois países são vizinhos, facilitando o vínculo entre as duas economias. Houve grande concentração industrial na região dos Grandes Lagos e no Vale de São Lourenço.


A indústria canadense cresceu sob a influencia do capital norte-americano, assim os dois países são dominados praticamente pelas mesmas empresas. Por exemplo: as empresas que produzem automóvel no Canadá são a Ford, Chrysler e a GM. Os dois primeiros tiveram que apenas atravessar de Detroit para Windson. A GM se instalou em Ottawa, produzindo quase metade dos automóveis canadenses. E essa situação se repete em vários setores econômicos do Canadá.


Não somente nos aspecto econômico, como também geográfico, o Canadá é uma extensão dos Estados Unidos. Seus principais centros industriais, as cidades de Toronto, Montreal, Hamilton, Québec e Windson, fazem fronteiras com o nordeste dos Estados Unidos. Existe, também uma importante área industrial e portuária no Pacífico, Vancouver, e outras cidades industriais no interior. Os dois países formam uma área urbano-industrial em torno dos Grandes Lagos e do Vale de São Lourenço, estendendo-se até o oceano Atlântico.






Postado Por : Caio Henrick

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A influência cultural dos Estados Unidos

A distribuição desigual do consumo do mundo