Colonização da América Anglo-Saxônica
Processo de Colonização das Américas
Ao longo do século XVII, Vários Núcleos de povoamento fora fundados pelos colonizadores ingleses, na faixa litorânea leste.
A exploração econômica inicialmente não oferecia grandes atrativos para a metrópole inglesa, que se interessava por produtos como a cana-de-açucar, ouro e prata.
Assim as treze colônias inglesas,formaram-se no leste nordeste do atual território dos Estados Unidos
Colônia do Norte
(Nova Inglaterra)
- Povoamento
- Pequenas Propriedades Familiares
- Policultura
- Trabalho Livre
- Mercado Interno
- Massachusetts Pensilvânia
Colônia do Sul
- Exploração
- Produção Agrícola De Monocultura Do Algodão
- Trabalho escravo
- Produção Para O Mercado Externo
- Virgínia a Geórgia
O desenvolvimento econômico das colônias levou ao distanciamento político e econômico em relação a metrópole inglesa favorecendo a independência política destacada em 1776 e conseguida em 1781 depois de várias batalhas.
Com a independência das treze colônias ocorreu a marcha para o Oeste promovendo o extermínio de milhares de nativos e indígenas.
Independência
As colônias eram administradas por governadores nomeados pelo rei inglês. Os governadores recebiam assessoria de uma assembleia eleita por colonos que ficava responsável pelo recolhimento de tributos.
Desde o início, as colônias inglesas na América tiveram autonomia política e administrativa. Foi esse o indutor do processo de Independência. A metrópole tentou violar o pacto colonial e impor uma política monopolista. A reação foi a luta pela independência.
Principais causas da Independência das Treze Colônias
- Guerra dos Sete Anos, que elevou a crise financeira da Grã Bretanha
- Difusão das ideias iluministas da Europa
- Imposto do Selo estabelecido pela Grã-Bretanha
- Venda do Chá à Companhia das Índias Orientais
Feito Por: Caio Henrick

Comentários
Postar um comentário